top of page

Após confirmar sua gravidez durante a cerimônia do MTV Video Music Awards de 2011, Beyoncé entrou no Livro Guinness dos Recordes por quebrar recorde do Twitter, com 8.868 tweets sobre sua gravidez. De acordo com a MTV, a performance de Beyoncé cantando "Love on Top" e o anuncio de sua gravidez no Video Music Awards fez com que a premiação fosse a mais assistida na história da premiação, tendo 12,4 milhões de espectadores.

Natural de Houston, Texas, Beyoncé Giselle Knowles é hoje uma das cantoras mais respeitadas e relevantes do cenário musical mundial. Filha de Mathew Knowles e Tina Knowles, produtor musical e estilista, respectivamente; Beyoncé teve contato com música e dança desde cedo. Na St. Mary’s Elementary School, a cantora teve aulas de balé, dança e jazz. Foi durante uma aula de dança que foi descoberto seu talento para o canto. O professor começou a cantarolar uma música e Beyoncé o acompanhou. Qual foi a surpresa do tutor ao ver que a menina acertava todas as notas altas! Passou dois anos cantando como solista no coral da igreja. Deixou o posto para cuidar da carreira de cantora. Beyoncé tinha nove anos na época.

A partir de então, Beyoncé, apesar de sua timidez, passou a participar de vários shows de talentos da escola, chegando a ser premiada por uma versão da canção “Imagine”, de John Lennon. A jovem cantora foi ganhando notoriedade, tanto que chegou a ser citada no jornal Houston Chronicle como candidata da região para prêmio local.

 



Em 2006, Beyoncé co-estrela o filme “A Pantera Cor de Rosa” ao lado do consagrado ator Steve Martin. Ela grava uma música para o longa, “Check on It”, que também alcança o primeiro lugar da Billboard. Beyoncé adia a produção de seu segundo álbum – B’day- para se dedicar às gravações do filme “Dreamgirls”, adaptação de um sucesso da Broadway inspirado na carreira do grupo feminino da Gravadora Motown, The Supremes. Beyoncé interpreta a protagonista  Deena Jones e recebe duas indicações para o Globo de Ouro.

Em 4 de setembro de 2006 é lançado o disco B’day, que vende mais de 541 mil cópias em sua primeira semana.

Em 2004 elas lançam seu último álbum de estúdio Destiny Fulfilled com grandes sucessos como "Soldier" e Lose My Breath", logo após saem em turnê para divulgar o álbum e em 2005 anunciam o fim do grupo por motivo de que seguiriam carreira solo. 

Carreira Solo - Beyoncé estrela, em 2001, o longa-metragem da MTV “Carmen – A Hip Hopera” e no ano seguinte co-estrela ao lado do comediante Mike Myers o filme “Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro”.

Em maio de 2012, a revistaForbes colocou Beyoncé no 16º lugar na lista das "100 Celebridades" [mais bem pagas], tendo cerca de $40 milhões no ano passado pelo seu álbum 4, linha de roupas e contratos publicitários. No mesmo mês, Beyoncé ganhou o prêmio de jornalismo da New York Association of Black Journalists, pela sua matéria na revista Essence, "Eat, Play, Love", onde ela conta seu período de férias na carreira em 2010.

Beyoncé se apresentou no Revel Atlantic City durante quatro noites, 25, 26, 27 e 28 de maio, para celebrar a abertura do resort. O Revel Presents: Beyoncé Live foram as primeiras apresentações de Beyoncé depois de dar a luz a sua filha, Blue Ivy Carter, em janeiro do mesmo ano.

O filme, que foi dirigido e produzido por Beyoncé, contém filmagens de sua infância, seu papel como mãe e empresária, gravando no estúdio, ensaiando para apresentações ao vivo, e equilibrar sua vida familiar, incluindo o seu retorno aos holofotes após o nascimento de Blue Ivy. Beyoncé dublará Queen Tara nos cinemas na animação em 3D Epic, que será lançada pela 20th Century Fox no dia 24 de maio de 2013 nos Estados Unidos.

Beyoncé e o Destiny’s Child - Ainda em 1990, Beyoncé se junta à prima, Kelly Rowland e a mais duas amigas – LaTavia Roberson e LaToya Luckett – e lança o Destiny’s Child, banda que a levou ao estrelato. O pai de Beyoncé, Mathew Knowles – na época, vendedor de suprimentos médicos – largou o emprego em 1995 para gerenciar a carreira da filha. Nessa época, Beyoncé conhece a cantora Alicia Keys. Em 2009 as duas gravaram em parceria a música “Put it in a love song”.

No ano de 1997 o grupo assina contrato com a Columbia Records e grava a música “Killing Time”, que vira trilha sonora do sucesso de bilheteria “MIB – Homens de Preto”. No ano seguinte é lançado o primeiro álbum do conjunto, mas é somente após do lançamento do segundo disco, “The Writing’s on the Wall”, que as Destiny’s Child alcançam a fama.

Ainda aos nove anos, juntou-se à amiga Kelly Rowland e fez um casting para encontrar meninas que pudessem integrar com as duas um conjunto musical. Logo depois, as duas entram em um grupo chamado Girl’s Tyme, composto por seis garotas. O grupo adquiriu certa fama e foi levado a um estúdio na Califórina. Os produtores queriam Beyoncé nos vocais, pois viam que a garota tinha muito talento. Todavia, o Girl’s Tyme não foi muito longe.
Em 1990, Beyoncé se matricula na Parker Elementary School. Lá, cantava com o coro da escola. Depois, entra na High School for Performing and Visual Arts e na Alief Elsik High School.



No ano de 2000 Beyoncé e Kelly são acusadas por LaTavia Roberson e LaToya Luckett de estarem sendo beneficiada por Mathew Knowles. As duas saem do grupo, dando lugar a Michelle Williams e Farrah Franklin lançando clipe do sucesso "Say My Name". Em 2001 elas lançam seu terceiro álbum de estúdio e o primeiro a estrear em número #1 na Billboard 200 Survivor, com grandes sucessos como "Survivor" e uma grande conquista das meninas ao incluir a palavra "Bootylicious" no dicionario americano (música que também foi um grande sucesso).

Em junho de 2003 é lançado o primeiro álbum solo da cantora, “Dangerously in Love”. O disco contou com a colaboração de grandes nomes da música, como Missy Elliot e Jay-Z. O álbum estreiou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo 317 mil cópias em apenas uma semana. Dois singles desse disco alcançaram o primeiro lugar da Billboard, Crazy in Love – escolhido pelo semanário inglês New Musical Express como a música da década de 2000 – e Baby Boy.

Em novembro de 2004, depois de jejum de 3 anos, Kelly Rowland, Michelle Williams e Beyoncé se juntam e gravam uma coletânea.

Beyoncé trabalhou nos estúdios da Sony Music, em Nova Iorque, com colaboradores musicais do seu álbum anterior, como Rich Harrison, Rodney Jerkins e Sean Garrett. Ela co-escreveu e co-produziu quase todas as canções incluídas no seu segundo álbum, que ficou concluído em três semanas.

B'Day foi lançado dia 5 de Setembro de 2006 nos Estados Unidos e mundialmente no dia 4 de Setembro de 2006, para coincidir com a data do seu aniversário de 25 anos de idade.  O primeiro single do álbum "Déjà Vu", alcançou a primeira posição no Reino Unido, o single tem a participação do rapper Jay-Z. 

"Irreplaceable" foi lançado mundialmente como o segundo single do álbum em Outubro de 2006. Nos Estados Unidos ele foi lançado como o terceiro single do álbum.

"Irreplaceable" foi lançado mundialmente como o segundo single do álbum em Outubro de 2006. Nos Estados Unidos ele foi lançado como o terceiro single do álbum. "Irreplaceable" permaneceu por 10 semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, se tornando uma das músicas bem sucedidas de Beyoncé na Billboard.
B'Day foi relançado em uma versão Deluxe no dia 3 de Abril de 2007, incluindo cinco faixas novas e a versão em espanhol de "Irreplaceable" e "Listen". Simultaneamente com a versão Deluxe foi lançado o DVD B'Day Anthology, que contém a videografia do álbum. Para promover seu segundo álbum de estúdio Beyoncé deu início à turnê mundial The Beyoncé Experience em 2007. O DVD ao vivo The Beyoncé Experience Live foi lançado no mesmo ano. Contém uma apresentação desse turnê. No Grammy Awards de 2007, o álbum B'Day foi premiado na categoria Melhor álbum de R&B contemporâneo. No American Music Awards de 2007 Beyoncé se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio de Artista Internacional.

No ano de 2008, Beyoncé interpreta a consagrada cantora de blues Etta James, no filme Cadillac Records que obtém sucesso de crítica.

Em 18 de novembro do mesmo ano, é lançado o mais recente álbum da cantora “I am… Sasha Fierce”. O disco duplo contém baladas, músicas de inspiração folk e faixas dançantes. Os singles “If I Were a Boy” e “Single Ladies” foram lançados ao mesmo tempo nas rádios e se tornaram sucesso absoluto. O clipe de “Single Ladies” causou um grande alvoroço no mundo pela coreografia e impressionou pela produção simples.

A parceria com Lady Gaga, em 2009, com as músicas Telephone e Video Phone fizeram destacar ainda mais a carreira de Beyoncé.



Na edição dos Prêmios Grammy em 2010, Beyoncé conquistou seis estatuetas : Melhor Música do Ano, Melhor Performance Vocal Feminina de R&B e Melhor Música de R&B pelo hit “Single ladies (Put a ring on it)”, Melhor Cantora de Música Pop, por “Halo”, Melhor Performance Vocal Tradicional de R&B, com “At last”, e Melhor Álbum de R&B Contemporâneo, pelo CD “I am… Sasha fierce”.

Beyoncé e a Moda - Beyoncé tornou-se notória por seu vocal potente e danças energéticas, mas, a princípio, a diva do R&B impressionou os fashionistas por outra razão: Ela só usa roupas feitas pela mãe. Beyoncé e a Moda - Beyoncé tornou-se notória por seu vocal potente e danças energéticas, mas, a princípio, a diva do R&B impressionou os fashionistas por outra razão: Ela só usa roupas feitas pela mãe. 

Desde os figurinos dos clipes às roupas usadas em programas televisivos, todos os looks eram desenhados e costurados por sua mãe, Tina Knowles. Logicamente, com o tempo, a filha de Tina começou a ser assediada por diversas grifes e passou a vestir peças assinadas por estilistas famosos, como Armani e Versace, em eventos públicos.
Hoje, Tina Knowles assina as criações da House of Deréon, grife da família. Inspirada em Agnez Deréon, avó de Beyoncé, A house of Deréon tem em Beyoncé uma musa e colaboradora.

 

O objetivo da marca é fundir o glamour das celebridades com a praticidade de uma marca global. “Um lugar de aspiração e inspiração, onde entretenimento e moda surgem juntos.

No início de 2010, Beyoncé em uma entrevista para o jornal USA Today, afirmou que fará uma pausa de seis meses em sua carreira com o intuito de buscar inspiração para gravação de seu quarto álbum de estúdio. Em 28 de Março de 2011, foi anunciado que a carreira de Beyoncé já não seria mais administrada por seu pai Mathew Knowles, que era o seu empresário desde a existência do grupo Destiny's Child.



4 quarto álbum de Beyoncé foi lançado em 24 de Junho de 2011. O álbum foi inspirado por vários músicos, incluindo Fela Kuti, The Stylistics, Lauryn Hill, Stevie Wonder e Off the Wall de Michael Jackson. 4 estreou em primeiro lugar na Billboard 200, por vender na semana de sua estreia 310 mil cópias. Esse acontecimento fez com que Beyoncé se tornasse a segunda artista feminina e a terceira na classificação geral com quatro álbuns em primeiro lugar na Billboard 200. Porém, o álbum 4 foi o álbum de Beyoncé que teve menos vendagem na semana de estreia até o momento.

No dia 7 de janeiro de 2012, deu a luz a sua primeira filha, Blue Ivy Carter, no Hospital Lenox Hill em New York. Dois dias depois, Jay-Z lançou "Glory", uma canção dedicada a sua filha. A música incluía alguns fatos do casal, incluindo um aborto espontâneo que Beyoncé sofreu antes de engravidar de Blue. Devido ao choro de Blue Ivy no final da música, ela foi oficialmente creditada na música como B.I.C, se tornando a pessoa mais jovem a aparecer em uma parada musical da Billboard quando "Glory" estreou na R&B/Hip-Hop Songs, na 74ª posição.

No dia 16 de outubro de 2012, foi divulgado oficialmente que no dia 3 de fevereiro de 2013, ela se apresentaria no Super Bowl XLVII, no estádio Mercedes-Benz Superdome em New Orleans durante o show de intervalo da Pepsi NFL. Beyoncé estrelou um documentário de longa-metragem na HBO no dia 16 de fevereiro de 2013.

No dia 10 de dezembro de 2012, a Pepsi anunciou oficialmente que iniciou uma parceria com Beyoncé. Que consistia em Knowles integrando ao desenvolvimento de criação da empresa, e receberia o patrocínio da mesma, para investir no projeto de seu quinto álbum solo. O site da revista Billboard afirmou que um comercial de televisão - que estrearia durante o Super Bowl XLVII - e uma edição limitada de latas de refrigerante da marca com o retrato de Beyoncé também estaria no contrato

Biografia

bottom of page