Live at Roseland: Elements of 4
O lançamento do álbum foi anunciado no dia 27 de outubro de 2011, junto com o lançamento do videoclipe "Party" da cantora. A pré-venda do álbum começou a ser feita no mesmo dia. O concerto foi liberado por 24 horas no site VEVO no dia 20 de novembro, um dia antes do lançamento mundial. No mesmo dia Beyoncé realizou a festa de lançamento do DVD no "The Paris Theater" na cidade de Nova Iorque, onde ela foi entrevistada por vários repórteres. Ainda neste dia, Beyoncé venceu o American Music Awards na categoria Best Soul/R&B Female; como não poderia estar presente no evento para receber o prêmio, ela gravou uma mensagem que seria transmitida no telão da premiação, justificando que não estaria lá devido à divulgação do seu DVD "Live at Roseland".O concerto também foi exibido na televisão, sendo transmitido na íntegra nos dias 25 de dezembro de 2011 no canal britânico 4Music e no dia 30 de dezembro no Channel 4. As interpretações das canções "I Was Here", "End of Time", "Best Thing I Never Had", "I Care" e "Love on Top" foram disponibilizadas na conta VEVO da cantora na internet.
Live at Roseland: Elements of 4 é um DVD ao vivo da Beyoncé lançado pela Columbia Records e dirigido por Beyoncé Knowles e Ed Burke. O concerto foi filmado no dia 19 de agosto de 2011 no Roseland Ballroom na cidade de Nova Iorque, durante o 4 Intimate Nights with Beyoncé. O DVD teve duas versões, uma simples com apenas um disco que foi lançada no dia 21 de novembro de 2011 exclusivamente nas lojas Wal-Mart, e uma outra que foi lançada mundialmente no dia 29 de novembro do mesmo ano contendo dois discos, com um mini-documentário, sete videoclipes referentes a faixas do álbum4 e um making-of dos concertos. A versão deluxe do álbum também foi lançada no formato app, para os aparelhos iPhone e iPad com o sistema iOS, no dia 5 de janeiro de 2012.

O álbum recebeu avaliações positivas dos críticos de música, sendo considerado um dos "Melhores DVDs para presentear nesta temporada" pelos escritores do jornal Boston Globe e da revista Billboard. Kat George da VH1 descreveu o álbum como "cenas comoventes, inspiradoras e contagiantes ao mesmo tempo", chamando-lhe de "imaculadamente produzido". Ela terminou sua avaliação falando que Beyoncé apresenta "graça absoluta e humildade suprema". Simon Gage do Daily Express comentou que o álbum representa o "pacote completo, com a voz, a aparência e a capacidade de compor de Beyoncé." O videoclipe "Run the World (Girls)" lançado na edição deluxe do álbum obteve destaque, recebendo três indicações ao MTV Video Music Awards de 2011, sendo vencedor na categoria de melhor coreografia. Em 2012, o mesmo videoclipe recebeu uma indicação ao People's Choice Awards na categoria Favorite Music Video. No mesmo ano, o video de "I Was Here" presente neste DVD foi indicado ao NAACP Image Award na categoria Outstanding Music Video.
O álbum teve bom desempenho nas paradas, estreando nos Estados Unidos no Top Music Videos em terceiro lugar, vendendo 17 mil cópias, e alcançando na semana seguinte o pico no número dois. O álbum também entrou em outras paradas do mundo como nos Países Baixos onde chegou à liderança, e na Bélgica na sexta posição. Na semana de lançamento, o álbum foi certificado como disco de ouro pela Związek Producentów Audio Video (ZPAV) na Polônia. O álbum entrou em mais cinco paradas, no Veckolista DVD Album na Suécia na oitava posição, no Top 10 Music DVDs na décima posição na Irlanda, no Top DVD Musicaux na oitava posição na França, no UK Music DVD Chart na oitava posição no Reino Unido, e no Australian Music DVD Chart no número três na Austrália, onde foi certificado como platina pela Australian Recording Industry Association (ARIA). O álbum figurou também a parada da Suíça no Music DVD Top 10 na oitava posição. Apesar de decorridas poucas semanas do seu lançamento, consagrou-se como o segundo DVD mais vendido no mundo e nos Estados Unidos em 2011, onde a edição simples foi certificada como ouro e a edição de luxo como platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Confira a track-list do show :
The Journey B
1. "Intro"
2. "I Wanna Be Where You Are"
3. "No, No, No Part 1" - contém elementos de "Welcome to Hollywood"
4. "No, No, No Part 2"
5. "Bug a Boo"
6. "Bills, Bills, Bills"
7. "Say My Name"
8. "Jumpin' Jumpin'"
9. "Independent Women Part 1"
10. "Bootylicious" - contém elementos de "Edge of Seventeen"
11. "Survivor" 2:16
12. "'03 Bonnie & Clyde" - contém elementos de "If I Was Your Girlfriend"
13. "Crazy in Love" - contém elementos de "Are You My Woman?"
14. "Dreamgirls"
15. "Irreplaceable"
16. "Single Ladies (Put a Ring on It)"
4
17. "I Care"
18. "I Miss You"
19. "Run the World (Girls)" - contém elementos de "Pon De Floor" 2:55
20. "1+1"
21. "Party" - contém elementos de "La Di Da Di"
22. "Love on Top"
23. "Best Thing I Never Had"
24. "Countdown" - contém elementos de "Uhh Ahh"
25. "Rather Die Young"
26. "End of Time"
27. "I Was Here"




Confira algumas fotos do show :